Sejam Bem Vindos!

Espaço voltado para discussão de aspectos teóricos e praticos da estrutura e funcionamento dos recursos de informação baseadas nas novas mídias; e das implicações inerentes à adopção tecnológica em unidades de informação.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Bases de Dados Referenciais

I. Introdução
No presente trabalho vamos falar sobre bases de dados referencias, que são conceituados pelo CUNHA, Rowley, como bases que reúnem e organizam referências bibliográficas, com ou sem resumos, de artigos científicos, livros, monografias, teses, trabalhos de congresso, entre outros documentos. Os dados são estruturados em forma de campos recuperáveis e os resultados de busca podem ser impressos ou gravados. As bases de dados que apresentam o conteúdo do documento na íntegra são chamadas de full-text (texto completo).
Para realização deste trabalho iremos nos socorrer da consulta bibliográfica e da pesquisa via internet.
II. Bases de dados referenciais
As Bases de dados referências fornecem a referência bibliográfica e o resumo/abstract do documento e podem remeter para o texto integral, através de ligações a outros recursos; distinguem-se neste aspecto das bases de dados em texto integral que disponibilizam o texto integral do documento em formato PDF ou html.
As Bases de Dados Referências estão divididas em categorias de informação: autor, titulo, assunto e são disponibilizadas por áreas:
Biomédicas: Medline (1996/2000); Drugdex; Poisindex; Cancerlit (1995/1999); Biological Abstracts (1990/1999); Poisindex; Sport Discus; Dissertation Abstracts.
Humanas: Econlit (1969/2000); Lisa (1969/2000); Sociological Abstracts (1963/1999); Wilson Art Abstracts e Full Text (1984/2000); MLA – Modern Language Association; Dissertation Abstracts.
Veterinária e Agrárias: Cab Abstracts (1990/2000); Asfa; Agricola (1970/1999); Dissertation Abstracts.
III. Breve histórico e desenvolvimento de base de dados
Milhares de produtores de bases de dados e de serviços de informação on-line são representados por algumas dezenas de empresas on-line, que podem ser de dois tipos: as gerais e especializadas.
As gerais têm uma abordagem diversificada em relação às bases que oferecem, cobrindo diferentes tipos (numéricas, referenciais, texto completo etc.) e uma variedade de assuntos (negócios, notícias, ciências sociais e as mais diversas áreas de ciências e tecnologia, como agricultura, agronomia, química, engenharia, educação, energia, administração, patentes etc.).
As especializadas focalizam-se em um assunto específico, por exemplo, bases de dados da área agrícola, algumas das quais listamos a seguir.
1951 – Bases de dados numéricas (U.S. Bureau of Census);
1960 – Buscas bibliográficas online;
1964 – Bases MEDLARS da National Library of Medicine;
1964 – Registos bibliográficos MARC;
1970 – Bases de dados como negócio (lucro); bases de dados de texto completo;
1971 – MEDLINE (MEDLARS online);
1977 – Primeiras publicações científicas da área;
1978 – Primeiro congresso internacional de informação online;
1980 – Computador pessoal: bases feitas para o usuário final; popularização do uso de base em CD-ROM;
1990 – Popularização de bases acessíveis pela Internet.
IV. Exemplos de distribuidores e produtores de bases de dados
DIALOG (EUA), com mais de 900 bases de dados (URL: http://www.dialog.com);
Proquest (Britânico) URL: http://www.proquest.co.uk;
CSA – Cambridge Scientific Abstracts (Britânico) URL:http://www.csa.com/e_products/databases-collections.php;
Elsevier (Holanda) URL:HTTP://WWW.elsevier.com
V. Mecanismos de recuperação da informação nas bases de dados referenciais
Base de dados Referenciais sobre Trabalhos de Conclusão do Curso (TCC) de Biblioteconomia e Ciência da Informação da Universidade Federal de são Carlos – é um exemplo de base de dado referencial que possibilita ao utente recuperar dados referenciais através: autor; orientador; banca de avaliação; titulo; palavras-chave; Resumo.
Base de Dados Bibliográfica Nacional (BRAPCI) – base de dados referenciais de artigos de periódicos em Ciência da Informação. Esta base de dados é produzida por um grupo de pesquisadores na área de educação, pesquisa e perfil profissional em informação, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico, composto por 20 membros de alunos e pesquisadores da Universidade Federal do Paraná.
Os documentos que podem ser encontrados nesta base de dados são os Artigos de periódicos, desde a sua criação já foram publicados 6445 textos em 30 periódicos brasileiros impressos e electrónicos. O artigo mais antigo data de 1970. Nesta base de dados os indivíduos recuperam a informação através de palavras-chave; Titulo; Resumo; Autor; Todos.
VI. Modo de acessar uma base de dados referencial
1º Passo: O usuário deve accionar o browser de Internet;
2º Passo: Localizar na home-page da UFSC (www.bu.ufsc.br) o “link ” biblioteca virtual e na coluna “acesso restrito” clique em bases de dados referenciais, a seguir clique na área de interesse: Biomédicas, Exactas, Veterinária e Agrárias; Digite o nome (usuário) e senha que foram previamente determinados;
3º Passo: Clique o botão conectar.
VII. Forma de pesquisar numa base de dados referencial
O usuário deve seleccionar um dos seguintes campos: Titulo, Autor, Assunto. Depois o usuário faz um clique no botão “Start Serch” e por fim para visualizar os registos recuperados pela sua pesquisa faz um clique no “Display”.
VIII. Classificação das bases de dados referenciais
As Bases de dados Referencias podem ser:
Bibliográficas - Incluem citações bibliográficas acompanhadas ou não dos resumos dos trabalhos publicados. Ex.: LICI/IBICT; MEDLINE; ERIC.
Catalográficas - Representam o acervo de uma biblioteca ou de uma rede de bibliotecas, sem indicação do conteúdo dos documentos. Ex.: UNIBIBLI; OPACS (Online Public Access Catalogs).
Diretórios - informações ou dados sobre pessoas, instituições e outros dados característicos de guias e cadastros. Ex.: “American Library Directory".
IV. Exemplos de algumas bases de dados referenciais
AGRICOLA Data Base – USDA Base de Dados que corresponde ao catálogo de registos dos materiais da colecção da Biblioteca Nacional de Agricultura dos Estados Unidos - National Agricultural Library. Dá acesso a mais de 4 milhões de registros bibliográficos – sendo considerada a maior compilação mundial de informações em agricultura. Atualizada diariamente.
AGECON - Biblioteca eletrônica contendo textos completos sobre economia agrícola. Desenvolvida e mantida pela University of Minnesota, com a colaboração da American Aricultural Economics Association, the Economic research Service of the United States Department of Agriculture, and the Farm Foundation.
AGRIS - Base de dados produzida pela FAO, disponibiliza informações produzidas por 240 centros de pesquisas.
AGROBASE - É uma base de dados que contém descrição bibliográfica da literatura agrícola nacional, produzida em nível científico e extensão rural, com 221.178 referências correntes e retrospectivas, fazendo a cobertura de 1870 até o momento. Desenvolvida e gerenciada pela CENAGRI - Coordenação Geral de Informação Documental Agrícola, órgão da Secretaria de Apoio Rural e Cooperativismo - SARC do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e com a colaboração de outras instituições.
BDPA - Base de Dados da Pesquisa Agropecuária, mantido pela EMBRAPA possui actualmente mais de 282.000 documentos técnico-científicos
CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior
CATBIO - Banco de dados permite acesso gratuito a informação de instituições, pesquisadores, biotecnologías, cultivos, projectos, publicações, teses de 19 países de América Latina e Caribe, pertinentes a biotecnologia agrícola
ERIC - The Educator's Reference Desk – Apresenta dados sobre educação entre elas educação Rural. Mantido pela Universidade de Stanford U.S.A.
GFIS - Global Forest Information Service é mantido pela IUFRO, acesso coordenado e global à informação florestal. No Brasil, a Embrapa Florestas participa desse projecto através da inserção de metadados utilizando o padrão de catalogação Dublin Core.
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponibiliza informações sobre censo agropecuário.
PERI - Literatura Periódica em Ciências Agrárias. Divisão de Biblioteca e Documentação da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" da Universidade de São Paulo (DIBD/ESALQ/USP)
SCIELO - Scientific Electronic Library Online: Disponibiliza revistas científicas eletronicamente em todas as áreas do conhecimento, oferecendo acesso online aos textos completos de artigos científicos, à pesquisa em sua base de dados e a indicadores de uso e de impacto da literatura científica publicada no site.

X. Referências bibliografia
CUNHA, Rowley. Base de dados referências, 2007
Manual do usuário de bases de dados referenciais (Universidade Federal de Santa Catarina, Biblioteca Central) www.bu.ufsc.br/WebSPIRSReferenciais.pdf
http://www.followscience.com/event/humanities-and-social/library/base-de-dados-referencial-de-artigos-de-periodicos-em-ciencia-da-informacao-9636
http://pesquisamundi.blogspot.com/2011/08/brapci-base-de-dados-referenciais-de.htm
Grupo 12 composto por:
José Pachane;
Hilfe Feraz
Emidio

Nenhum comentário:

Postar um comentário