Sejam Bem Vindos!

Espaço voltado para discussão de aspectos teóricos e praticos da estrutura e funcionamento dos recursos de informação baseadas nas novas mídias; e das implicações inerentes à adopção tecnológica em unidades de informação.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Breve historial da Evolucao das TIC

Evolução das Tecnologias de Informação e Comunicação

As Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC são consideradas todas as tecnologias que participam e contribuem nos processos informacionais e comunicativos dos seres. Ainda, podem ser entendidas como um conjunto de recursos tecnológicos integrados entre si, que proporcionam, por meio das funções do hardware, software e telecomunicações, a automação e comunicação dos processos, da pesquisa científica e do ensino e aprendizagem. Conceitua-se tecnologia como tudo aquilo que leva alguém a evoluir, a melhorar ou a simplificar.

A comunicação é uma necessidade e algo que está presente na vida do ser humano desde os tempos mais remotos. Trocar informações, registar fatos, expressar ideias e emoções são factores que contribuíram para a evolução das formas de se comunicar. Assim, com o passar do tempo, o homem aperfeiçoou sua capacidade de se relacionar.

Nesse sentido, conforme as necessidades surgiram, o homem usou a sua capacidade racional para desenvolver novas tecnologias e mecanismos para a comunicação.

No contexto histórico, na década 60, nos EUA surge uma nova sociedade da informação, a partir de um empreendimento militar no auge da Guerra Fria que estavam preocupados com um possível ataque militar da extinta União Soviética, esta preocupação resultou na solicitação da ARPA (Advanced Research Projects Agency) para desenvolver uma rede de telecomunicações que não fosse interrompida por algum dano local, Sendo assim, a ARPA não poderia possuir uma central, para que não houvesse condições de sua destruição.

No final da década e da guerra fria houve expansão das tecnologias de informação e comunicação, fazem parte destas, a televisão, o telefone, a rádio, o computador, o celular, o modem, a internet, etc.

Blaise Pascal (1623-1662), matemático, físico, escritor e artista francês, inventou a primeira máquina de calcular do mundo, para efectuar os cálculos dos tributos que eram colectados por seu pai na metade do século XVII (BITTER, 1984). Em função de seu grande prestígio como matemático e inventor, Pascal foi homenageado, no início da década de 1970, com o nome de uma linguagem de programação de computador (software), desenvolvida por Niklaus Wirth, no Institut fur Informatik em Zurique; Barão Gottfried Wilhelm von Leibnitz (1646-1716), na Alemanha, inventou uma máquina de calcular, mais avançada que a Pascalina, pois fazia as quatro operações. A máquina de Leibnitz exerceu forte influência inspiradora no desenvolvimento das modernas pequenas máquinas de calcular do início dos anos 70;

Na década 90, 1933 o primeiro computador mecânico é construído na Alemanha, por Konrad Zuse.

1936: O matemático inglês Alan Turing estabelece os princípios teóricos do computador.

1936: Primeira transmissão televisiva, incorporando som e imagem, pela BBC britânica.

1937: Primeiro computador eléctrico de Atanasoff e início dos computadores ABC.

1945: O ENIAC (primeiro computador electrónico) torna-se operacional, inaugurando a primeira geração de computadores, na Universidade de Pensilvânia, o Electronic Numerical Integrator and Calculator – ENIAC, que pesava cerca de 30 toneladas e usava 18 000 válvulas.

1955: Narinder Kapany desenvolveu a fibra óptica;

1957: os sovieticos enviam o 1º satélite artificial, o Sputnik;

1974: surge o PC-Personal Computer ou Computador Pessoal;

1985: a Microsoft lança o Windows;

1989: 159 mil computadores estão conectados à internet;

1990: entra em operação o telescópio Hubble;

1994: começam a ser vendidos produtos "transgénicos";

1997: ocorreu a primeira experiencia de clonagem, a da famosa ovelha Dolly;

1999: cerca de 56 milhões de computadores estão ligados à Internet no mundo inteiro;

2000: Lançado o Windows 2000

2000: Mac OS X da Apple. Sistema operativo com interface gráfico baseado em Unix.

2000: Polémica do bug do milénio (Y2K Bug).

2001: Lançamento do primeiro iPod da Apple.

2001: Convergência dos celulares e PDAs.

2001: Assiste-se à criação de formas humanas realistas através da computação gráfica.

2001: Lançado o Windows XP.

2001: Surge o USB 2.0.

2003: Comunicações Wi-Fi disseminam-se.

2003: Lançamento do Microsoft Windows 2003 Server.

2006: Surge o conceito de Web 2.0.

2006: Apple lança o iPod Nano, o menor iPod com tela LCD e o iPod Vídeo, com capacidade de armazenamento de até 80GB.

2006: Microsoft lança o Windows Vista para uso corporativo.

2007: Microsoft lança o Windows Vista a uso doméstico.

A tecnologia é o agente das transformações e o responsável pela criação de novas linguagens, contribuindo para mudar o ambiente natural, os padrões de trabalho, os padrões de consumo e os padrões de lazer exercendo influencia ao homem de maneiras diferenciadas (TARGINO, 1995).

A transição das tecnologias e das instituições sociais è o reflexo de uma mudança, de uma passagem de um estágio ao outro. As Tecnologias de Informação e Comunicação revolucionaram os séculos XIX e XX, transformando o mundo em uma grande sociedade globalizada (BORGES, 2000). O saber, actualmente produzido justamente para ser vendido (CARVALHO, KANISKI, 2000).

As unidades de informação e Bibliotecas utilizam em grande escala as tecnologias de informação e comunicação, pois lhes permite, gerir, manipular, disponibilizar a informação em formato digital bem como o uso do SRI (Sistema de Recuperação da Informação), a criação e o acesso a bases de dados online, tornar os serviços automatizados, entre outras tecnologias.

Importa referenciar que o mundo das tecnologias de informação e comunicação esta em constante evolução, no entanto surgem desigualdades sócias no consumo das tecnologias não dando visibilidade as diferenças de níveis económicos da sociedade.

O consumo chega a ser em alguns países o estabelecimento básico de relações, agravando o distanciamento da cidadania e aumentando as desigualdades sociais e económicas.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS

BEAL, Adriana, Introdução à gestão de tecnologia da Informação, 2 Beal Educação e Tecnologia, 2001.

BURIN, Camila Koerich; NASCIMENTO, Maria de Jesus, A presença da web nos serviços de referência em unidades de informação: revisão da literatura, Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v.11, n.1, p. 129-142, Jan./Jul. 2006.

MORIGI, Valdir José; Luzane Ruscher SOUTO, Entre o passado e o presente: As visões de biblioteca no mundo contemporâneo, Rev. ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, v.10, n.2, p. 189-206, Jan./Dez., 2005.

ZAFALON, Zaira Regina. Estudo da Implementação de um Software Integrado de Gestão de Bibliotecas. Centro Universitário da FEI. São Paulo. 2003.

Postado Por Arsénio Joaquim Mucavele

Nenhum comentário:

Postar um comentário