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Espaço voltado para discussão de aspectos teóricos e praticos da estrutura e funcionamento dos recursos de informação baseadas nas novas mídias; e das implicações inerentes à adopção tecnológica em unidades de informação.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Desenvolvimento das TIC

Desenvolvimento das TICs

Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC correspondem a todas as tecnologias que interferem e medeiam os processos informacionais e comunicativos dos seres. E que estes ainda, podem ser entendidas como um conjunto de recursos tecnológicos integrados entre si, que proporcionam, por meio das funções de hardware, software e telecomunicações, a automação e comunicação dos processos de negócios, da pesquisa científica e de ensino e aprendizagem.



As TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) são um dos factores potenciadores das profundas mudanças operadas no mundo. Com a aceleração na inovação e na dinamização da mudança, as TIC são hoje essenciais diante da globalização da economia mundial e dos fenómenos físicos e humanos em geral. O conhecimento das suas ferramentas de suporte são essenciais. Consequentemente, as escolas usufruem de apoio financeiro para o apetrechamento informático com ligações à Internet, incentivos à produção e aquisição de conteúdos educativos multimédia de qualidade, cobrindo todas as áreas disciplinares.


A tecnologia constitui um factor de desenvolvimento. A Europe Ocidental, os EUA e o Japão são disso exemplo. Na área das comunicações e da informação, as modernas tecnologias começaram a surgir em alguns países menos avançados já nos anos 70, essencialmente no domínio dos satélites e do audiovisual de massas. As tecnologias de informação são consideradas a base da "Terceira Revolução Industrial" que teve início nos anos 60, com as inovações na área da microelectrónica, como os circuitos integrados, o microprocessador, o microcomputador e as novas redes de comunicação assentes nos satélites e nas fibras ópticas. A instalação da rede telefónica, da TV e dos satélites de comunicações, associados à informática, deu origem à globalização da comunicação audiovisual de massas. O acesso ao sistema de comunicação é universal e processa-se em "tempo real". Passamos a viver na chamada "aldeia global". O fenómeno aplica-se também na area da economia e tem contribuído para o aumento da produtividade, pela rapidez e melhoria com que se processam as relações inter-empresariais, que beneficiam com a introdução de novos produtos e serviços de telecomunicações (como é o caso do correio electrónico, da telecópia, entre outros) e pela redução dos custos das transações. O mesmo se verifica no sector financeiro, onde as telecomunicações e os computadores permitem que os dados financeiros circulem em todo o mundo e sejam processados de imediato nos mercados mundiais. Assiste-se assim à expansão dos serviços financeiros à escala global, acelerando a mundialização das economias. O teletexto, o teletrabalho, a teleconsulta de bancos de dados, são os serviços e produtos que surgiram na economia em consequência das Tecnologias de Informação e Comunicação. As TIC apresentam também uma influência crescente na vida social. O cidadão na sua vida social estabelece diariamente contacto, directo ou indirecto, com estas tecnologias quando, por exemplo, se desloca ao banco ou ao hospital, quando assiste a um programa de televisão transmitido por satélite ou quando, no seu trabalho, as novas tecnologias são aplicadas.

Hoje, o foco da Tecnologia da Informação mudou, tanto que o termo TI passou a ser utilizado como TIC - Tecnologia da Informação e Comunicação. E, dentro desse universo, novas idéias como colaboração e gestão do conhecimento poderão ser edificadas, porém, mais uma vez é importante enfatizar que nenhuma infra-estrutura por si só promoverá a colaboração entre as pessoas, essa atitude faz parte de uma cultura que deverá ser disseminada por toda a organização; é necessário uma grande mudança de paradigma.

Referência Bibliográfica

  • LÉVY, Pierre. As Tecnologias da Inteligência. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.
  • SILVA, Ricardo Vidigal da; NEVES, Ana. Gestão de Empresas na Era do Conhecimento. Lisboa: Serinews Editora, 2003
  • www.infopedia.pt/$tic
Alberto Mavie

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