Sejam Bem Vindos!

Espaço voltado para discussão de aspectos teóricos e praticos da estrutura e funcionamento dos recursos de informação baseadas nas novas mídias; e das implicações inerentes à adopção tecnológica em unidades de informação.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Evolução das TIC´s

TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

As Tecnologias de Informação (TI)e estão atreladas ao computador na medida em que é o elemento em relação ao qual existe uma maior interacção com a componente humana (SOUSA, Sérgio 2005, p. 2). No raciocínio do mesmo autor TI irá compreender ao conjunto de conhecimentos reflectidos quer em equipamentos e programas, quer na sua criação e utilização a nível pessaol e empresarial.
Interessa neste trabalho trazer a evolução das TIC’s desde o início do sec. XX dando ênfase nos últimos 45 anos, requerendo-se um recuo de acontecimentos dados na história das invenções.
O que esteve ligado ao advento do computador é a necessidade de tratamento de dados e para tal vários foram as invenções feitas para fazer face a necessidade em causa, onde delas se pode falar da criação da máquina automática para a realização de cálculos pelo Blise Pascal em 1642 e a evolução da mesma nos anos subsequêntes feito por Leibnitz por volta de 1642, mais adiante se encontra a contribuição dada por Babbage pela invenção da máquina analítica e que foi igualmente evoluindo conforme os acontecimentos que iam mostrando a necessidade de um instrumento mais dinámico e com funções múltiplas.
No que concerne a tecnologias de comunicação destaca-se nela a invenção do telefone pelo Alexandre Grahm Bell e com a qual se inicia uma nova fase na comunicação. Na mesma linhagem da comunicação entra marcando grande destaque a invenção da prensa na Europa pelo Guttemberg por volta de 1450. Antes desta invenção, os livros eram copiados a mão. (GATTES, Bill).
. Pois de acordo com Gattes, o objectivo do computador é manipular informação para além de facilitar a armazenagem e a transmissão da mesma já digitalizada.
Falando da evolução da Tecnologia de Informação na conteporaneidade é vista de acordo com Keen (1996, p. XXV apud weekpedia), dividida em quatro períodos distintos a saber:
Processamento de dados (decada de 1960) – nesta fase os avanços eram puxados pelo desenvolvimento do hardwere e não haviam empresas dedicadas ao desenvolvimento de pacotes mas ganha ainda mais relevância as linhas telefónicas (telecomunicações como base tecnológica) de voz que passaram a permitir acesso a terminais remotos de computadores.
Esta era é caracterizado pela centralização na medida em que a informação nos restantes computadores dependia dos relatórios mandados pelo computador central do Centro de Processamento de Ddos (CPD’s).
Era dos Sistemas de Informação (Meados da Decada de 70) – Começou a haver mais abertura nas opções para o melhoramento e transformação de dados em informação dependendo das condições de cada empresa. Surgem alguns Softweres e a agilidade nas terminais é verificada e surgem inovações que são depois conhecidas por Sistemas de Apoio a Decisão. É tido como avanço nesta fase a passagem do processamento de transações para o Gerenciamento de Banco de Dados que originam (SGBDs) e a transformação dos CPDs em Bibliotecas de informação.
Era da Inovação e Vantagem Competitiva (na decada de 80) – constituiu inovação nesta era, o uso dos gerenciadores de Banco de dados nos PCs e a atenção do mercado no uso das tecnologias como recurso para buscar novas estratégias, a criação de programas para o executivo (Help Desk) onde serviria de consultoria para os usuários.
Era da Integração e Restruturação do Negócio (decada de 90) - optimizou-se o funcionamento das instituições, o reconhecimento da tecnologia como factor crítico de capacitação atrvés da telecomunicação que permite eliminat barreiras impostas por local e tempo por actividades de coordenação, serviço e colaboração, elimina-se sobretudo a barreira entre tecnologia e comunicação.
Nas três fases anteriormente abordadas, ainda se verificava a centralização que já no terceiro momento tendia a ser eliminada.
Algumas invenções acontecidas nos finais do Sec. XX:
1939 – Construção de uma máquina eletrónica resultante da colaboração entre Universidade de Harvard, IBM e a Marinha dods EUA.
1946 – Construido o primeiro computador eletrónico (Eletronic Numerical Integrator and Calculator) INIAC na Universidade da Pensilvânia.
1947 – Surge o primeiro computador a armazenar inteiramente um programa – EDVAC
1951 – Surge o primeiro computador aser produzido em série utilizando a banda magnética para armazenamento da informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário