TECNOLGIAS DE INFORMACAO E COMUNIACAO
Conhecendo a evolução histórica da Tecnologia da Informação (TI) podemos compreender o quanto essa ferramenta é necessária hoje nas empresas e perceber, por exemplo, como os sistemas atuais são modificados, desenvolvidos e aplicados. O desenvolvimento da TI, segundo Keen (1996, p. XXV) pode ser divida em quatro períodos distintos:
* Processamento de dados (década de 1960);
* Sistemas de informações (década de 1970);
* Inovação e vantagem competitiva (década de 1980);
Integração e reestruturação do negócio (década de 1990)
;A partir da década de 60, uma revolução tecnológica que leva ao final a Segunda Guerra
Mundial, configura-se a sociedade de informação, que modifica, em um curto período, diversos
aspectos da vida cotidiana (SALGADO, 2002).
Há dois fatores que determinaram o surgimento desta sociedade. Os fatores são a
computação e a comunicação e essas tecnologias mudaram a quantidade, qualidade e velocidade
das informações dos dias atuais (SALGADO, 2002).
No contexto histórico, a nova sociedade surgiu a partir de um empreendimento militar no
auge da Guerra Fria, na década de 60 nos Estados Unidos, que estavam preocupados com um
possível ataque militar da extinta União Soviética. Esta preocupação resultou na solicitação da
ARPA (Advanced Research Projects Agency) para desenvolver uma rede de telecomunicações
que não fosse interrompida por algum dano local. Sendo assim, a ARPA não poderia possuir uma
central, para que não houvesse condições de sua destruição. Criada em 1970, a Arpanet
estabeleceu conexão entre determinadas comunidades acadêmicas e a comunidade militar
americana. No final da Guerra Fria, houve uma expansão da tecnologia de comunicação,
conectando vários centros de pesquisas mundiais. E, a partir de intercâmbios de conhecimentos,
ocorreu a criação do browser ou navegador, sendo assim, a Internet tornou-se, finalmente,
realidade e passou a ser um novo meio de informação destinado à sociedade (SALGADO, 2002).
Uma das mudanças provocadas pelo uso das tecnologias de informação e comunicação
possibilitou um novo comportamento dos usuários em relação ao uso da biblioteca e das fontes de
informação. A biblioteca constitui-se como uma parte integrante da sociedade que acompanha o
desenvolvimento social, econômico e tecnológico, passando a utilizar técnicas e processos
automatizados, resultando em uma nova relação de armazenamento, registro, disseminação e
recuperação da informação. Surgindo, então, uma nova forma de comunicação através dos meios
tecnológicos, proporcionando o dinamismo e a rapidez na busca e nas formas de comunicação,
causando um impacto na vida cotidiana (MORIGI; PAVAN, 2004).
Teoricamente, todos têm livre acesso à informação e direito de acesso a ela, mas, milhões
de pessoas não usufruem, infelizmente, desta tecnologia por motivos variados, como questões
culturais, sociais e, principalmente, financeira.
A sociedade da informação é uma nova forma de organização da economia e da sociedade.
É entendida como um estágio de desenvolvimento social que é realizado pela capacidade dos
indivíduos de adquirir e compartilhar informações (PALHARES; SILVA; ROSA). Sendo assim,
a informação deve ser considerada como um elemento facilitador que amplia as transformações
tanto culturais como sociais.
Conclui-se que tanto o avanço científico como o avanço tecnológico sempre têm a
sociedade como referente. Há ainda uma relação entre a evolução histórica das civilizações e a
mentalidade sociocultural e científica (TARGINO, 1995).
Na década de 1970, as linhas telefônicas de voz passaram a permitir o acesso a terminais remotos de computadores e as telecomunicações se tornam uma base tecnológica, levando as empresas a automatização das atividades burocráticas. Essas informações podem
ser adquiridas em variados meios de comunicação, como a Internet, a televisão e o rádio. Os
benefícios que essas tecnologias proporcionam para a sociedade podem comprometer o
enriquecimento cultural dos indivíduos. A mídia freqüentemente confere a tudo aquilo que parece
ter valor objetivo e publicitário uma subjetividade, que tende, portanto, a escravizar a sociedade
além de fazer com que esta adquira um caráter consciente (TARGINO, 1995).
A TELEVISÃO: UM MEIO DE COMUNICAÇÃO EM MASSA
Não há quem nunca tenha observado a influência que a televisão exerce em uma
sociedade. Estudos de psicologia mostram que a TV atinge a cognição, o afeto e a conduta de
indivíduos, independentemente da origem, cultura e localidade (ORJUELA, 2001).
Esta tecnologia é considera por muitos como o maior informante do universo. É a TV que
influencia os demais meios de informação e comunicação. “A TV é junto com a família, a escola
e a Igreja, uma das principais fontes culturais de socialização” (Kubey e Csikszentmihalyi, 1990,
p. 24 apud ORJUELA, 2001).A televisão é um dos meios que o ser humano utiliza para acabar com a solidão e analisar
a vida humana em seus mais variados níveis, seja ele real, como acontece nos telejornais, seja ele
ficcional, como ocorre nas novelas. Apesar da novela ser uma ficção, ou seja, algo que não
condiz com a realidade, há indivíduos que se identificam com algumas personagens e há outras
pessoas que adquirem uma antipatia por determinada personagem. Sendo assim, há alguns
programas, como as novelas, que “entram” na vida dos telespectadores e este, quando não se
encontra diante de uma televisão, o programa por ele assistido há algum tempo passa a ser
assunto predominante de suas conversas. Isso demonstra como a televisão influi na vida da
sociedade. E, quanto maior for a diversidade dos programas televisivos, maior será o uso da
tecnologia (ORJUELA, 2001).
Em 1980, ocorreram mudanças tecnológicas principalmente em tecnologias de escritório e microcomputadores, e o termo “Tecnologia da Informação” passou a ser mais usado. Os gerenciadores de banco de dados se tornaram disponíveis nos PCs e softwares de custo baixo dominaram o mercado, assim as atenções se voltavam para o mercado em busca de novas estratégicas com base das tecnologias de TI. As telecomunicações e os microcomputadores liberaram o uso da TI nas empresas do mundo todo. Criou-se programas de “conscientização gerencial” para os altos executivos e o Centro de Suporte ao Usuário (CSU) ou o chamado Help Desk, onde os usuários consultavam para esclarecer dúvidas, além de receberem consultoria na área tecnológica, ambos para possibilitar o acesso e conhecimento das ferramentas de TI existentes nas empresas e uma maior aceitação. Mesmo com todos os avanços da época, como as redes locais, os computadores ainda eram incompatíveis entre si, dificultando assim a integração dos sistemas e uma maior flexibilidade. A busca pela descentralização se torna mais forte. [editar] A Era da Integração e Reestr uturação do NegócioNa década de 1990, sistemas abertos, integração e modelos se tornam itens essenciais nos departamentos de sistemas acabando com a incompatibilidade. A integração tecnológica flexibilizou e facilitou a troca e o acesso às informações otimizando o funcionamento da empresa. Surge, por exemplo, o sistema EDI (electronic data interchange ou troca eletrônica de dados). “A TI é reconhecida como fator crítico de capacitação, principalmente através das telecomunicações, que permite eliminar barreiras impostas por local e tempo às atividades de coordenação, serviço e colaboração”.(KEEN, 1996, p. XLIX). De modo súbito, a mudança se acelerou em quase todas as áreas do negócio e da tecnologia. A transformação e utilização das ferramentas da TI se tornam globais e as distinções entre computador e comunicação desaparecem mudando radicalmente o mundo dos negócios.
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