Sejam Bem Vindos!

Espaço voltado para discussão de aspectos teóricos e praticos da estrutura e funcionamento dos recursos de informação baseadas nas novas mídias; e das implicações inerentes à adopção tecnológica em unidades de informação.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Evolução da Computação

Evolução dos computadores

Mainframes- surgiram nos anos 40, as primeiras máquinas eram calculadoras que ocupavam prédios inteiros e custavam enormes somas em dinheiro. Porém o seu custo era absurdo o que fez com que os mainframes se tornassem por necessidade sistemas centralizados . os mainframes das gerações posteriores introduziram a conveniência dos terminais remotos portanto, era possivel ao menos sentar em uma sala diferente enquanto se trabalhava. As ultimas gerações davam suporte até mesmo a vários usuários simultâneamente, mas todo trabalho de processamento ainda era feito em local central. O alto custo e a complexidade da operação de um computador mainframes limitava os tipos de trabalho que ele poderia executar satisfatoriamente.

Minicomputadores- os minicomputadores permitiam que diversos usuários acessassem simultâneamente uma variedade maior de aplicativos, e faziam isso com tamanha complexidade e preço substancialmente reduzidos se comparados aos computadores mainframes. Embora ainda não fossem pequenos os minicomputadores tinham o tamanho de um armário, eram um aperfeiçoamento marcante se comparados com os mainframes de tamanho de prédios ou de salas que eles substituiram. O resultado mais importante do preço substancialmente menor dos minicomputadores, numa comparação com os mainframes, era que ele estimulava os compradores a ir além de fazer somente calculos pesados. O desenvolvimento do minicomputador tornou possivel pela primeira vez a criação de softwares de uso individual, como os programas de processamento de texto utilitários para a geração de planilhas e ferramentas de banco de dados relativamente bons.

Microcomputadores- surgem em meados dos anos 70 quando vários fabricantes decidem reunir as peças que compõem o computador intero e em um unico gabinete que podesse ser colcado em uma mesa de trabalho. Os microcomutadpres foram projectados para serem usados por uma pessoa de cada vez, mas podiam executar vários tipos de aplicativos diferentes da mesma forma que os minicomputadores. Estes eram bem mas baratos. Entre os microcomputadores mais famosos desenvolvidos no final dos anos 70 e no incio dos 80 estavam o tandy TRS-80, commodore 64 e o primeiro computador pessoal de sucesso comercial Osborne 1. O desenvolvimeto realmente revolucionário relacionado aos microcomputadores estava em seu software. Os programadores desenvolviam sistemas opreacionais que podiam ser executados em várias marcas de microcomputadores. Isso levou ao rápido desenvolvimento de aplicativos específicos que podessem ser eexecutados em mais de uma marca de computador.

O computador pessoal- surgem por volta de 1981, quando a IBM lançou o novo IBM PC. O termo PC (personal computer) é na verdade registrada da IBM. Quando a IBM inventou o IBM PC original lançou publicamente as especificações de grande parte do conjunto técnico interno ao sistema, permitindo que outros fábricantes criassem suas proprias marcas de PCs com base na tecnologia IBM. Isto também permitiu que as empreas criassem componentes para PCs que podiam ser substituidos por peças semelhantes de quase todos outros PCs. O sucesso da IBM eliminou qualquer outor tipo de microcomputador em apenas alguns anos so um tipo de microcomputodor sem o padrão IBM existe actualmente em quantidade razoavel: os sistemas macintosh da apple. Introduzido em 1984 o computador macintosh podia ser operado com o uso de um mouse para a interação com icones na tela em vez do teclado usado na digitação de instruções.

Os princpais marcos na história da computação

1980- A Microsoft anucia o sistema operacional xenix para microprocessadores de 16bits

1981- Adam Osborne introduz o Osborne 1, a IBM introduz o IBM PC com basic da Microsoft na Rom, ainda no mesmo ano a palavra internet foi usada pela primeira vez para descrever ARPANET.

1984- A apple lança a macintosh com MAC OS system 1, o IBM PC AT foi introduzido com processador 8286 e unidade de disco rígido de 20mb, a SRI introduz processador de palavras wordperfect.

1985- A Microsoft lança a primeira versão do Windows.

1986- A Microsoft lança o Windows 286 1.03

Bibliografia

(http://www.ic.uff.br/~aconci/evolucao.html). Acessado em 08 de julho de 2011, 13:21:18

ROCIO, Vitor. Tecnologias da informação e comunicação. ‏‎

MEYERS,’ Mike, formaçao em TI. Dominando o hardware pc- teoria e práctica, Pag 14-25

Nenhum comentário:

Postar um comentário