Sejam Bem Vindos!

Espaço voltado para discussão de aspectos teóricos e praticos da estrutura e funcionamento dos recursos de informação baseadas nas novas mídias; e das implicações inerentes à adopção tecnológica em unidades de informação.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

A evoluçao das TIC nos ultimos 45 anos

O paradigma da tecnologia da informação actualmente vivenciado nas sociedades modernas tem as seguintes características de acordo com Castells (1999): A informação é sua matéria-prima; Predomínio da lógica de redes; Flexibilidade e Os efeitos das novas tecnologias têm alta penetrabilidade. Para Chiavenato (1999) a Tecnologia da Informação trouxe novas características: menor espaço; menor tempo e maior contacto. Como se percebe nesta nova sociedade, todos os processos são influenciados pelas novas tecnologias de informação e comunicação.

As tecnologias de informação e comunicação são definidas por Takahashi (2000) citada por Walter (2005:8), como compreendendo o conjunto de sistemas e equipamentos que são utilizados para tratamento, organização e disseminação de informações.

Já Boar (2002: 2) citado por Walter, define TIC de forma mais ampla, segundo este, “a tecnologia da informação é a preparação, colecta, transporte, recuperação, armazenamento, acesso, apresentação e transformação de informações em todas as suas formas (voz, gráficos, texto, vídeo e imagem). A movimentação de informação pode ocorrer entre seres humanos, entre humanos e máquina e/ou entre máquinas. O gerenciamento da informação garante selecção, distribuição, administração, operação, manutenção e evolução dos bens de tecnologia da informação de forma coerente com as metas e objectivos da organização”. As TIC foram influenciadas pelos seguintes acontecimentos:

a. 1946 - John Macuhly e John Eckert desenvolvem o primeiro computador electrónico.

b. 1955 - Narinder Kapany desenvolveu a fibra óptica

c. 1957 - os soviéticos enviam o 1º satélite artificial, o Sputnik;

d. 1974 - surge o PC-Personal Computer ou Computador Pessoal

e. 1985 - a Microsoft lança o Windows

f. 1989 - 159 mil computadores estão conectados à internet

g. 1990 - entra em operação o telescópio Hubble

h. 1994 - começam a ser vendidos produtos "transgênicos"

i. 1997 - ocorreu a primeira experiencia de clonagem, a da famosa ovelha Dolly

j. 1999 - cerca de 56 milhões de computadores estão ligados à Internet no mundo inteiro

A evolução das tecnologias de informação tem criado impacto em unidades de informação. Rowley (1994), descreve algumas vantagens trazidas pelas TIC na área de ciência da informação, mais concretamente para as unidades de informação:

a) os computadores possibilitam a redução do número de tarefas repetitivas. Em geral, os dados serão inseridos uma única vez e, daí em diante, poderão ser acessados e modificados;

b) os sistemas informatizados podem ser mais baratos e mais eficientes;

c) podem propiciar a introdução de serviços que não existiam antes;

d) controlo adicional de todas as funções que se consegue com a ajuda de informações gerenciais mais abrangentes que justificam um processo decisório mais eficaz.

Na mesma linha de pensamento que a de Rowley, Walter (2005:10) afirma que “no campo da ciência da informação não é novidade reconhecer que as tecnologias de informação exercem um papel preponderante em todas as rotinas de qualquer actividade que se possa imaginar nas bibliotecas, nos centros e serviços de informação. Integram todos os processos, desde o planeamento, incluindo a interface com clientes dos serviços, que se tornam igualmente remotos em função das possibilidades de comunicação, até trabalhos mais administrativos, como o empréstimo de material bibliográfico”.

BIBLIOGRAFIA

JÚNIOR, Osny Taborda Ribas ; HOESCHL, Hugo Cesar , O Impacto da Tecnologia da Informação: Oportunidades x Exclusão, IJURIS.

WALTER, Maria Tereza Machado Teles, A formação do profissional da informação relacionada às tecnologias de informação: os bibliotecários na perspectiva da literatura, reflexões. Enc. Bibli: R. Eletr. Bibliotecon. Ci. Inf., Florianópolis, n.19, 1º sem. 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário