Sejam Bem Vindos!

Espaço voltado para discussão de aspectos teóricos e praticos da estrutura e funcionamento dos recursos de informação baseadas nas novas mídias; e das implicações inerentes à adopção tecnológica em unidades de informação.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Evolução Histórica das Tecnologias de Informação e Comunicação
Vivemos actualmente em novo paradigma em que a estratégia central para optimização dos produtos de serviços em qualquer instituição depende necessariamente de implementação de novas plataformas destinados a garantir para além da notoriedade a vantagem competitiva. Neste caso olhando para a Evolução histórica das Tecnologias de Informação e comunicação (TIC), estas surgem com o rápido crescimento dos mercados, a forte pressão da concorrência e as crescentes exigências dos consumidores, trás consigo á necessidade de se realizar de forma rápida e fiável um tratamento de dados, onde emergem um conjunto de dispositivos e invenções mecânicas para facilitar essa tarefa.
A comunicação é também responsável por grandes avanços, devido á troca de mensagens e consequentemente troca de experiência, dessa forma, grandes descobertas foram feitas: temos os hieroglíficos Egípcios e o enorme acervo de Informação que nos foi deixado através da escrita, a história humana, os desenhos de cavernas. Isto é, quando há troca de menagem, a informação e o relacionamento humano são importantes para a evolução de novos conceitos como: gestão do conhecimento e o ensino a distância. Actualmente os Sistemas de informação e as redes de computadores têm desempenhado um papel importante na comunicação corporativa, pois é através desses elementos que a comunicação flui sem barreiras.
Segundo Lévy (1999) «as relações entre os homens, o trabalho, as próprias inteligências dependem na verdade, da metamorfose incessante de dispositivos informacionais de todos os tipos como: leitura visão, audição criação e aprendizagem são capturadas por uma informação cada vez mais avançada».
A tecnologia de informação teve uma gigantesca evolução, com tendência moderna como: a Internet, e em consequência, o e-mail e agenda do grupo online são componentes de um grande marco.
Deste modo, as TIC surgem como elemento de concepção e suporte da comunicação empresarial, em actividades que vão desde o simples arquivo de dados à utilização de programas de Office automantion, até ao correio electrónico e às possibilidades de trabalho à distância. Uma das características fundamentais das TIC, que reflecte bem a sua importância actual, consiste no facto de um único meio electrónico de comunicação suportar todo o tipo de informação possível de digitalizar.
Segundo Sérgio Sousa, é também possível surgirem muitas opiniões favoráveis à informática a ser encarada como uma verdadeira ciência, tendo em conta que possui um objecto de estudo e métodos específicos para o atingir, desta forma a informática será como uma ciência do tratamento lógico de conjuntos de dados, que utiliza um conjunto de técnicas e equipamentos que possibilitam a sua informação.

Os anos 40 anunciam a era dos computadores modernos com gigantescos mainframe, estes ocupavam prédios inteiros e custavam enormes somas em dinheiro o que fez com que os Mainframes se tornassem por necessidade sistemas centralizados, isto é, era preciso ir ao computador e estes tinham que ser controlados por meio de uma incómoda linguagem binária de máquinas o que precisava de um verdadeiro exército de pessoas altamente habilitados que as operassem. Na mesma época surge também os Minicomputadores, que permitiam que diversos usuários cessassem simultâneamente uma variedade de aplicativos e faziam isso com tamanho, complexidade e preso reduzido, comparado aos Mainframes. Na metade dos anos 70,vários fabricantes começaram a reunir peças que compõe um computador inteiro, em um único gabinete que pudesse ser colocado em uma mesa de trabalho. A maioria das pessoas situam a era do computador pessoal por volta de 1981, quando a IBM anunciou o novo IBM PC, foi algo inteligente onde lançou publicamente as especificações de grande parte de conjunto técnico interno ao sistema, permitindo que vários fabricantes criassem suas próprias marcas de PC's com base na tecnologia IBM.
Os primeiros computadores viriam a surgir entre 1939 e 1951, data entre as quais podemos destacar:
1939 – Inicia-se a construção de uma máquina electromecânica, resultado da colaboração entre a Universidade de Harvard, a IBM e a Marinha dos EUA – O Harvard Mark I.
1946 – Na Universidade da Pensilvânia é construído o primeiro computador electrónico – Electronic Numerical Integrator and Calculator – ENIAC, que pesava cerca de 30 toneladas, usava cerca de 18 000 válvulas, que lhe permitiam 500 multiplicações e 5000 adições por segundo.
1947 - Surge o primeiro computador a armazenar internamente um programa - o EDVAC.
1951 – Surge também o computador a ser produzido em série (48 unidades) utilizando a banda magnética para armazenamento da informação.

Bibliografia
MIKE MEYERS – Formação em Tecnologias de Informação
SÉRGIO SOUSA- Tecnologias Informação
WWW.WIKIPÉDIA.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário