As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) podem ser definidas como um conjunto de todas as actividades e soluções providas com recurso ao computador. O termo Tecnologia da Informação e Comunicação serve para designar o conjunto de recursos tecnológicos e computacionais para geração e uso da informação e permitir a comunicação. Também é utilizado para designar o conjunto de recursos não humanos dedicados ao armazenamento, processamento e comunicação da informação, bem como ao modo como esses recursos estão organizados num sistema capaz de executar um conjunto de tarefas. As TIC não se restringem a equipamentos (hardware), programas (software) e comunicação de dados. De acordo com Walter (2005:9), as aplicações das tecnologias de informação são múltiplas e perpassam as diferentes áreas do conhecimento.
São consideradas TICs, entre outras:
a) os computadores pessoais (PCs, personal computers)
b) as câmeras de vídeo e foto para computador ou webcams
c) a gravação doméstica de CDs e DVDs
d) os diversos suportes para guardar e portar dados como os disquetes (com os tamanhos mais variados), discos rígidos ou hds, cartões de memória, pendrives,zipdrives e assemelhados, etc.
De acordo com a Wikipedia (2011) “a tendência desse paradigma é a convergência de tecnologias específicas em um sistema integrado, resultante da lógica compartilhada na geração de informação. Em síntese, o paradigma informacional evolui em direcção a uma rede aberta de múltiplos acessos, cuja abrangência, complexidade e disposição em forma de rede são seus principais atributos”.
i. 1974 - surge o PC-Personal Computer
ii. 1985 - Microsoft lança o Windows
iii. 1989 - 159 mil computadores estão conectados à internet
iv. 1990 - entra em operação o telescópio Hubble
v. 1994 - começam a ser vendidos produtos "transgênicos"
vi. 1997 - ocorreu a primeira experiencia de clonagem, a da famosa ovelha Dolly
De acordo com Lucas e tal (2006:2) Na nova era informacional, é preciso estar apto a trabalhar com as tecnologias. Os profissionais da informação, em especial os bibliotecários, já não podem mais ignorar a presença e a convivência com novas tecnologias de informação (sejam softwares e ou aplicativos relacionados a disponibilização de informações na Internet), pois elas visam facilitar os processos proporcionando melhoria a qualidade dos serviços/produtos.
A Ciência da Informação encontra nas tecnologias de informação o suporte indispensável de sua vertente pragmática. Os paradigmas de desenvolvimento e prestação de serviços alteraram-se drasticamente com o uso fundamental das bases de dados, dos acessos remotos, de sistemas de comunicação e de informação que modificaram substancialmente a relação usuários/acesso à informação, Walter (2005:10)
Essas tecnologias oferecem benefícios às unidades de informação, tais como:
a. Agilidade no controlo de circulação de materiais (livros, arquivos);
b. Recuperação optimizada da informação;
c. Acesso on-line em unidades de informação;
d. Permitem o trabalho automático;
e. Agilidade do tratamento técnico;
f. Ferramentas de busca para recuprar a informação;
g. Possibilidade de formação de uma rede de unidades de informação.
De Paula (1992, p. 44) apontava os serviços de informação on-line como extensão dos serviços de referência e destacava os vários benefícios que as bibliotecas teriam utilizando-se desse recurso, dentre os quais, destacam-se:
a) O acesso rápido à grande quantidade de informações;
b) Maior relevância na recuperação da informação;
c) Velocidade nas pesquisas;
d) Eliminação de tarefas auxiliares;
e) Aumento da frequência no uso da biblioteca;
f) Aumento do tráfego de empréstimo entre bibliotecas.
Moyo (2004, p. 223) acrescenta outras vantagens proporcionadas pelo serviço de referência on-line, a saber:
a. É facilmente acessível onde quer que haja um acesso à Internet;
b. Potencialidade para alcançar usuários remotos e locais da biblioteca;
c. Serviço distribuído;
d. Aumento de acessibilidade dos bibliotecários aos usuários da biblioteca;
e. Fornece um ponto de auxílio às necessidades dos usuários;
Bibliografia
LUCAS, Elaine Rosangela de Oliveira; KLEINUBING, Luiza da Silva; SOUZA, Nicole Amboni de, Sistema informatizado em unidades de informação: o processo de implantação no senai-sc, 2006.
WALTER, Maria Tereza Machado Teles, A formação do profissional da informação relacionada às tecnologias de informação: os bibliotecários na perspectiva da literatura, reflexões. Enc. Bibli: R. Eletr. Bibliotecon. Ci. Inf., Florianópolis, n.19, 1º sem. 2005.
Nenhum comentário:
Postar um comentário