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Espaço voltado para discussão de aspectos teóricos e praticos da estrutura e funcionamento dos recursos de informação baseadas nas novas mídias; e das implicações inerentes à adopção tecnológica em unidades de informação.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Evolução das TIC´s

As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) podem ser definidas como um conjunto de todas as actividades e soluções providas com recurso ao computador. O termo Tecnologia da Informação e Comunicação serve para designar o conjunto de recursos tecnológicos e computacionais para geração e uso da informação e permitir a comunicação. Também é utilizado para designar o conjunto de recursos não humanos dedicados ao armazenamento, processamento e comunicação da informação, bem como ao modo como esses recursos estão organizados num sistema capaz de executar um conjunto de tarefas. As TIC não se restringem a equipamentos (hardware), programas (software) e comunicação de dados. De acordo com Walter (2005:9), as aplicações das tecnologias de informação são múltiplas e perpassam as diferentes áreas do conhecimento.

São consideradas TICs, entre outras:

a) os computadores pessoais (PCs, personal computers)

b) as câmeras de vídeo e foto para computador ou webcams

c) a gravação doméstica de CDs e DVDs

d) os diversos suportes para guardar e portar dados como os disquetes (com os tamanhos mais variados), discos rígidos ou hds, cartões de memória, pendrives,zipdrives e assemelhados, etc.

De acordo com a Wikipedia (2011) “a tendência desse paradigma é a convergência de tecnologias específicas em um sistema integrado, resultante da lógica compartilhada na geração de informação. Em síntese, o paradigma informacional evolui em direcção a uma rede aberta de múltiplos acessos, cuja abrangência, complexidade e disposição em forma de rede são seus principais atributos”.

i. 1974 - surge o PC-Personal Computer

ii. 1985 - Microsoft lança o Windows

iii. 1989 - 159 mil computadores estão conectados à internet

iv. 1990 - entra em operação o telescópio Hubble

v. 1994 - começam a ser vendidos produtos "transgênicos"

vi. 1997 - ocorreu a primeira experiencia de clonagem, a da famosa ovelha Dolly

De acordo com Lucas e tal (2006:2) Na nova era informacional, é preciso estar apto a trabalhar com as tecnologias. Os profissionais da informação, em especial os bibliotecários, já não podem mais ignorar a presença e a convivência com novas tecnologias de informação (sejam softwares e ou aplicativos relacionados a disponibilização de informações na Internet), pois elas visam facilitar os processos proporcionando melhoria a qualidade dos serviços/produtos.

A Ciência da Informação encontra nas tecnologias de informação o suporte indispensável de sua vertente pragmática. Os paradigmas de desenvolvimento e prestação de serviços alteraram-se drasticamente com o uso fundamental das bases de dados, dos acessos remotos, de sistemas de comunicação e de informação que modificaram substancialmente a relação usuários/acesso à informação, Walter (2005:10)

Essas tecnologias oferecem benefícios às unidades de informação, tais como:

a. Agilidade no controlo de circulação de materiais (livros, arquivos);

b. Recuperação optimizada da informação;

c. Acesso on-line em unidades de informação;

d. Permitem o trabalho automático;

e. Agilidade do tratamento técnico;

f. Ferramentas de busca para recuprar a informação;

g. Possibilidade de formação de uma rede de unidades de informação.

De Paula (1992, p. 44) apontava os serviços de informação on-line como extensão dos serviços de referência e destacava os vários benefícios que as bibliotecas teriam utilizando-se desse recurso, dentre os quais, destacam-se:

a) O acesso rápido à grande quantidade de informações;

b) Maior relevância na recuperação da informação;

c) Velocidade nas pesquisas;

d) Eliminação de tarefas auxiliares;

e) Aumento da frequência no uso da biblioteca;

f) Aumento do tráfego de empréstimo entre bibliotecas.

Moyo (2004, p. 223) acrescenta outras vantagens proporcionadas pelo serviço de referência on-line, a saber:

a. É facilmente acessível onde quer que haja um acesso à Internet;

b. Potencialidade para alcançar usuários remotos e locais da biblioteca;

c. Serviço distribuído;

d. Aumento de acessibilidade dos bibliotecários aos usuários da biblioteca;

e. Fornece um ponto de auxílio às necessidades dos usuários;

Bibliografia

LUCAS, Elaine Rosangela de Oliveira; KLEINUBING, Luiza da Silva; SOUZA, Nicole Amboni de, Sistema informatizado em unidades de informação: o processo de implantação no senai-sc, 2006.

WALTER, Maria Tereza Machado Teles, A formação do profissional da informação relacionada às tecnologias de informação: os bibliotecários na perspectiva da literatura, reflexões. Enc. Bibli: R. Eletr. Bibliotecon. Ci. Inf., Florianópolis, n.19, 1º sem. 2005.

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