Sejam Bem Vindos!

Espaço voltado para discussão de aspectos teóricos e praticos da estrutura e funcionamento dos recursos de informação baseadas nas novas mídias; e das implicações inerentes à adopção tecnológica em unidades de informação.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Tecnologia Feed RSS

O aumento vertiginoso das tecnologias de informação e comunicação, propicia a existência e utilização de conteúdos Web, explorados por todos estratos sócias, na consecução de tarefas no seu dia-a-dia. Entretanto, em paralelo com a referida evolução surgem problemas relacionados com o aumento descontrolado de páginas que disponibilizam conteúdos informção, o que gera desafios de confiabilidade dos conteúdos publicados e ainda torna cada vez mais difícil o processo de busca a esta informação, ate mesmo para os utilizadores mais instruídos. Sendo assim, faz-se necessária a utilização de instrumentos de busca, recuperação e filtragem da informação, cada vez mais sofisticados.

Diante deste cenário, verifica-se a emergência de serviços capazes de notificar automaticamente os usuários sobre novos conteúdos ou actualizações recentes que surgem nas páginas Web previamente seleccionadas, oferecendo facilidades à leitura de conteúdos disponibilizados digitalmente e promovendo uma gestão mais eficiente do tempo do usuário (BERNARDO, 2006, p. 49).

Um dos serviços, que se propõem a solucionar o referido problema é a Tecnologia Feed RSS (Feed de “alimentar”, RSS – Rich Site Summary RSS 1.0 ou RDF Site Summary (RSS 0.9 e 1.0) e Really Simple Syndicate RSS 2.0). Um subconjunto de "dialetos" XML (Extensible Markup Language) que servem para agregar conteúdo ou "Web syndication", podendo ser acessado mediante programas ou sites agregadores.

Citando ALMEIDA, em seu trabalho de 2008, este sistema faz com que os usuários tomem conhecimento de novas publicações provenientes de fontes de Informação Web, sem que necessariamente seja preciso acessar directamente as paginas provedoras, sendo o próprio programa em que o endereço do Feed está inserido, o responsável por buscar as informações e mantê-las no computador. O Feed RSS foi a princípio desenhado para a permitir a divulgação e distribuição de notícias agregadas (talvez seja por esse facto que é muito usado em empresas de média), de um conjunto diversificado de fontes de informação, no entanto, à posterior a tecnologia alargou-se e passou a ser aplicado em qualquer tipo de informção digital passível de ser actualizada, fazendo parte da geração Web 2.0.

A tecnologia do RSS permite aos usuários da internet se inscreverem em sites que fornecem "feeds" RSS. Estes são tipicamente sites que mudam ou atualizam o seu conteúdo regularmente. Para isso, são utilizados Feeds RSS que recebem estas atualizações, desta maneira o utilizador pode permanecer informado de diversas atualizações em diversos sites sem precisar visitá-los um a um.

Os feeds RSS oferecem conteúdo Web ou resumos de conteúdo juntamente com os links para as versões completas deste conteúdo e outros metadados. Esta informação é entregue como um arquivo XML chamado "RSS feed", "webfeed", "Atom" ou ainda canal RSS.

A principio e até hoje em alguns sites o ícone adotado para este formato é RSS juntamente do indicativo de XML. Mas o ícone mais famoso é feed RSS, este foi adotado numa parceria entre a Mozilla Foundation (criadora do Firefox, que já usava o ícone) com a Microsoft para a mais recente versão de seu navegador, o Internet Explorer 7. Ajudando a promover o RSS para os utilizadores o site Feed Icons distribui gratuitamente o ícone em diversos formatos para inserção em websites.


Usos


O RSS é amplamente utilizado pela comunidade dos blogs para compartilhar as suas últimas novidades ou textos completos e até mesmo arquivos multimédia. No ano 2000, o uso do RSS difundiu-se para as maiores empresas de notícias como a Reuters, CNN, e a BBC. Estas empresas permitiam que outros websites incorporassem suas notícias e resumos através de vários acordos de uso, possibilita o recebimento de listas de atualizações dos sites escolhidos, no momento em que elas ocorram é usado em sites de notícias, revistas, sites de previsão do tempo, informações sobre o trânsito, informações económicas e blogs. O Gmail (Serviço de Email do Google) também utiliza RSS no seu mecanismo


Funcionamento


No arquivo RSS são incluídas informações como título, página (endereço exacto “URL – Uniform Resource Locator” de onde há algo novo), descrição da alteração, data, autor, etc, de todas as últimas actualizações do site ao qual ele está agregado. De poucos em poucos minutos o arquivo RSS é actualizado mostrando as alterações recentes. O RSS é um formato padronizado (arquivo de texto) mundialmente, que funciona sob a linguagem XML (Extensible Markup Language), e é usado para compartilhar conteúdo Web. Este arquivo (Feed), é na realidade uma vasta lista constituída por elementos essenciais na descrição de determinada informção. Permitindo, por exemplo, que o administrador de um site de notícias crie um arquivo XML com as últimas manchetes publicadas, a fim de compartilhá-las mais rapidamente com seus leitores. Este arquivo poderá ser lido através de qualquer ferramenta que seja capaz de entender o formato XML do RSS.

Distribuidores de informação, blogueiros ou canais de notícias disponibilizam um feed ao qual usuários podem se inscrever, no formato de um link. Outros formatos de dado possíveis de serem comunicados por feeds são arquivos de áudio, podcasts e vídeos.


Leitores de RSS

Uma informação formatada em um vocabulário RSS específico, esta pronta para ser lida e compartilhada, mas isto deve ser por meio de categorias de softwares ou aplicações específicas, capazes de interpretar a informção no referido formato, esse processo de formação de arquivos feeds, recebe o nome de sindicação (syndication). O mesmo que disponibilizar, para compartilhar determinado conteúdo através de vários meios de comunicação Web, de forma simultânea, em diferentes páginas (ALMEIDA, 2008, p.90).

Para fazer o uso de RSS, existem dois esquemas, no entanto, maioria dos navegadores já apresenta a possibilidade de agregar RSS no próprio software.

  • O primeiro seria fazer o uso de um programa cliente também denominado de agregador. Nele são incluídos os RSS que o utilizador deseja acompanhar

  • O segundo meio é fazer um registo em sites específicos e neles incluir os RSS que deseja acompanhar. São agregadores via navegador ou browser. Agregam RSS remotamente.

Vantagens

  • Sistema bastante dinâmico;

  • Possibilidade de fazer a escolha da informação e da periodicidade com a qual deseja receber a informação;

  • Os conteúdos são apenas fornecidos em documento RSS, ou seja, não existe cópia da informação, nem apropriação indevida desta e esta continua em seu site original;

  • Facilidade de implantação e uso sem nenhum custo.

A447d Almeida, Robson Lopes de.

Disseminação de conteúdos na Web: a tecnologia RSS como

proposta para a comunicação científica / Robson Lopes de Almeida. --

Brasília, 2008.

192 f.

Dissertação (Mestrado) - Universidade de Brasília, Departamento de

Ciência da Informação e Documentação.

Orientadora: Dra. Elmira Luzia Melo Soares Simeão.

1. Periódicos eletrônicos. 2. Periódicos científicos. 3. Comunicação

científica. 4. Disseminação seletiva de informação. 5. Sindicação de

conteúdo. 6. RSS. I Título.

CDU025.5.001.8:004.738.5(043.3


Nenhum comentário:

Postar um comentário