Sejam Bem Vindos!

Espaço voltado para discussão de aspectos teóricos e praticos da estrutura e funcionamento dos recursos de informação baseadas nas novas mídias; e das implicações inerentes à adopção tecnológica em unidades de informação.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

A evolução historica das TIC

A Evolução das Tecnologias de Informação e Comunicação-TICs (1900 até a actualidade)
O presente exercício vem falar dos principais focos que tocam a área da TICs, sua evolução ao decorrer dos anos bem como o seu histórico.
As tecnologias de informação e comunicação (TIC) surgem como um conjunto de conhecimento, reflectido quer em equipamento e programa.
Uma das características fundamentais das TICs consiste no facto de um único meio electrónico de comunicação suportar todo o tipo de informação possível de digitalização o que inclui desde os tradicionais documentos de texto a análise matemática e financeira, passando por imagens, áudio e vídeo.
Deste modo as TICs surgem como elemento de concepção e suporte da comunicação empresarial, em actividade que vão desde o simples arquivo dados e a utilização de programas de Office Automation, até ao correio electrónico e as possibilidades de trabalho á distância.
Das várias ferramentas métodos e técnicas que coexistem no domínio das tecnologias é o computador.
O computador teria sido inventado no começo do século XIX por Charles Babbage (professor de matemática) algo que não aconteceu devido o cancelamento da sua bolsa de pesquisa.
Mas é ao norte-americano John Vincent Atanasoff que é creditado o mérito de ser o inventor do primeiro computador electrónico em 1939.Ele produziu modelo funcionais de memoria de computador e unidade de processamento de dados.
O surgimento da Rede de Computadores
Tanto a International Business Machine (IBM) quanto a Apple falharam em capitalizar por completo sobre a próxima tendência no mundo dos computadores, que era de ligar os computadores pessoais entre si via rede de comunicação de alta velocidade, chamadas redes de área locais (LANs)
Gerações de processadores de computador
Primeira geração (1944-1959)
Computadores binários da primeira gerações usavam válvulas electrónicas que lhes permitiam realizar as operações básicas da lógica binária (tubos de vácuo), o mesmo tipo de válvulas encontradas em rádio antigo, em suas unidades de processamento. Os computadores de primeira gerações eram exclusivamente individuais, com nomes como EDVAC, EDSAC, BINAC, ORACLE, JOHNNIAC (em homenagem ao pioneiro do computador John Von Neumann).O UNIVAC foi o primeiro computador comercial de sucesso dessa geração, embora o modelo 650 da IBM o tenha ultrapassado mais tarde.

Segunda geração (1959-1964)
Substituíram as válvulas por transistores, de três camadas, feitos de matérias específicos cuja capacidade de conduzir corrente eléctrica variava conforme a natureza da corrente eléctrica a eles aplicada. O transistores foi inventado em 1947 por três pesquisadores dos laboratórios Bell:Bardeen,Brattain e Shockley,os transístores tinham as mesmas qualidades essências das válvulas de De Forest: a saída do aparelho podia ser modificada por variações muito pequenas de uma corrente controladora, os modelos IBM 1400 foram os mais bem sucedidos dessa geração.
Terceira geração (1964-1972)
Nestes computadores, os circuitos integrados, que tinham milhares de componentes eléctricos em um chip de computador, serviam como componentes de processamento e memória.
Quarta geração (1972-1979)
Usam integração em larga escala (very large scale integration,VLSI),assim milhões de componentes podem ser espremidos em um diminuto chip.O chip Intel 400 foi a base incluído a Altair.Os computadores pessoais são maquinas da quarta geração.
Quinta geração (1979 até o presente)
Usam unidades múltiplas de processamento capazes de trabalhar simultaneamente em modo paralelo em único problema de computação. O supercomputadores, como o Cray, tem softwares que podem de forma eficiente, desdobrar problemas em componentes que podem ser parceladas para processadores paralelos.
Cientista de computadores já estão a olhar para uma próxima geração, há um grande interesse em máquinas que exigem inteligência artificial.
Internet
1966 Começaram os experimentos com uma rede de área ampla (WAN), dedicada a pesquisas de projectos, a ARPANET como tornou conhecida foi a primeira WAN operacional, em 1973,e foi precursora da internet de hoje.
SOUSA, Sérgio.TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO: o que são os computadores., pag: 1,2,FCA-Editora.
JOSEPH, S. LAROSE, R. COMUNICAÇÃO, MÍDIA e TECNOLOGIA: INDÚSTRIA de computação, pag: 184-188,191-195.

Nenhum comentário:

Postar um comentário