Sejam Bem Vindos!

Espaço voltado para discussão de aspectos teóricos e praticos da estrutura e funcionamento dos recursos de informação baseadas nas novas mídias; e das implicações inerentes à adopção tecnológica em unidades de informação.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Evolução das Tecnologias de Informação e comunicação nos últimos 45 anos

Sem dúvidas vivemos na era da informação.

Não resistimos em citar um excelente texto que abre uma obra importante e interessante que diz, se regressarmos aos dias em que os computadores centrais deambulavam pelo mundo, a vida era simples e a grande escolha para si era acertar bom vendedor do computador, e havia pouco por escolher.

Eram apenas palavras do autor ao em vez de dizer que as TIC surgem com o avanço do computador.

Pouco mais de 50 anos surgiu o primeiro transístor com o objectivo de revolucionar o nosso mundo, contribuindo assim ao desenvolvimento da tecnologia nas áreas básicas tais como computadores, comunicação e controlo e automação, definindo se assim,

Tecnologias da informação – Cojunto de recursos tecnológicos utilizados de forma integrada com um objectivo comum, elas por sua vez são usadas das diversas maneiras (no processo de automacao, no comercio, no gerenciammento nas publicidades etc.

Testar novas concepções aerodinâmicas, num período em que muitos computadores dedicavam ao calculo cientifico na década de 50.Mas em 1953 John Backus tornou celebre o FORTAIN(formula translation)usado nas maquinas

Mas tardes desenvolveram se as linguagens de programação próprias para alocações comerciais a saber COBOL (Comon busines oriented language), o ALGOL (Algo rithmic language) e o BASIC (Begininners all purpuse synbolic insteruction code.

Já nos anos 60 foi possível transpor para os computadores as aplicações administrativas clássicas (facturação, salários, contabilidade e stocks) mas com isso notou se que havia falta de pessoal preparado para tirar partido da potencialidade dos computadores.

Sistemas electrónicos de HOLLERITH usado no recenseamento de 1990 nos EUA e depois nos outros países,

ENIAC que se usou para a elaboração de tabelas balísticas para a segunda guerra mundial

EDVAC que foi o instrumento para calculo para a construção de bomba H,

Foram assim seguindo as aplicações de cálculo científico só mais tarde a mecanização de trabalho de gestão contou-se também o Projecto do fundo.

Em 1944 o NAVY SPACIAL DEVICES CENTRE do MIT treinou pilotos com o objectivo de; Treinar pilotos, e testar novas concepções aerodinâmicas.

Dizer que em 1980, ocorreram mudanças tecnológicas principalmente em tecnologias de microcomputadores, e o termo tecnologia da informação passou a ser mais usada e a maior evolução segundo (Keen) a técnica dessa época foi a passagem do processamento de transacções para o genciamento de banco de dados.

A revolução que o computador veio trazer foi, nomeadamente no que diz respeito as suas implicações humanas e as reacções que suscitou perfeitamente comparável a invenção da máquina a vapor transpondo para os computadores as aplicações administrativas clássicas.

EVOLUCAO

Com o desenvolvimento da internet, novos sistemas de comunicação foram criados, formando uma verdadeira rede, criação do Correio electrónico, o chat, os fóruns, a agenda de grupo online, comunidades virtuais, Web CAM, entre outros revolucionamentos humanos.

As TICS representam um avanço na educação a distância com a criação de ambientes virtuais de aprendizagem.

Um dos marcos das tecnologias de informação e comunicação é a democratização da informação, aliada a inclusão digital, essas representam áreas do saber humano que mais se tem desenvolvido nas últimas décadas.

Os maiores desenvolvedores mundiais desse tipo de tecnologias são Suécia, Singapura, Dinamarca, Suíça, e EUA isto segundo o relatório global das tecnologias de informação.

Alguns exemplos temos: cartaz, cinema, correio, fanzine, gravadora, internet, jornal, livro, outdoor, panfleto, rádio, revista, televisão e vídeo

A evolução das TIC tem levado ao aparecimento de sistemas informáticos cada vez mais sofisticados a sua utilização em vários tipos de organizações e em todos os sectores de actividade humana

Com tudo a modernização de todos os sectores de actividade económica e social exige profissionais qualificados com competências nas especialidades tradicionais de engenharia, mas também capazes de explorar interfaces entre essas especializações.

Sem dúvidas as tecnologias de classificação e organização de informação existem desde que as bibliotecas começaram a ser formadas qualquer livro sobre organização de bibliotecas traz essas tecnologias

Bibliografia:De Sérgio Sousa, Lisboa, fca 2000,Tecnologias de informação, o que são para que servem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário