Sejam Bem Vindos!

Espaço voltado para discussão de aspectos teóricos e praticos da estrutura e funcionamento dos recursos de informação baseadas nas novas mídias; e das implicações inerentes à adopção tecnológica em unidades de informação.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Evolução Histórica das TCs nas Unidades de Informação

Os meios de comunicação atravessaram vàrios estágios de desenvolvimento. A evolução desses meios vem dependendo em grande parte em desenvolvimento das economias e da sociedade em sua volta.

A revolução industrial tomou velocidade, meios de massas com base industrial, tais como o livro, e os jornais apareceram e proliferaram.

O Guglielmo Marconi citado pelo Josepf Larose na década de 1890 e no começo de 1900 tentou empurrar a rádio para o uso militar e em negocio na sua Italia.

Durante a primeira guerra mundial a rádio era visto como um telegráfode duas mãos ou ponto a ponto pelo ar. A pós o final de década 60 do desenvolvimento da industria do rádio e da audência conduziu ao desenvolvimento enventual da ràdio FM como uma mìdia comercial de sucesso.

O ano de 1946 foi auge de exibição e sucesso finenceiro para os filmes teatrais nos EUA, e a televisão desenvolveu das tecnologias em uma sequência de avanços em grande parte devido aos enventores. O primeiro serviço pùblico de telefonia entrou em funcionamento em 1946 e operava desde uma ùnica antena central em cada área metropolitania e tinha uma capacidade total de apenas 46 conversas simulitaneas.

Com a maioria das descobertas tecnologicas, os computadpres foram construidos inicialmente para fins militares. O interesse pela construção o primeiro computador foi grande a alemanhã EUA desputavam essa acerado contra o tempo.

Durante a segunda guerra mundial tiveram inicio os projectos para a sua construção motivados principalmente pela necessidade de agilizar o processo utilizado para códificar e descodificar as mensagens trocadas durante a guerra. Assim foi construido o primeiro computador eletro-mecânico, que possuiam gigantestas diminsões, ele funcionava a base de válvulas a vácua e armazenava dados atravês de cartão perfurado.

Foi apartir de meados dos anos 70 que os computadores ganharam fama, e nesse perìodo os avanços tecnologicos e pesquisas cientificas foram capazes de produzir circuitos elétricos cada vez mais aperfessoados possibilitando miniaturizar os computadores tornando o mais barrato e cessivel.

Se não fosse o cancelamento de uma bolsa de pesquisa o computador poderia ter sido invetado no começo do século XIX. Em 1822, Charles Babbage professor de matemática na universidade de Cambridge na Inglaterra, criou a máquina da diferença, uma calculadora mecânica que podia produzir tabelas matemática automaticamente uma tarefa manual tendiciosa e inclinada ao erro na queles tempos.

A IBM começou no final do século XIX como um fábricante de equipamento eletrônico de tabulação escritórios, ele financiou um dos primeiros computadores digitais, um barrulheto monstro conhecido por MARK I em 1943, que este não entrou imediatamente no negócio computadores pós a guerra, e não entregou o seu primeiro computador até 1954, a firma era o quarto classificado no ranking dos computadores, e por causa disso lançou o modelo 650, o primeiro computador a utilizar tecnologia de Cartão perfurado, algo que a firma (IBM) conhecia muito bem e as vendas de seus computadores começou a decalar.

Em abril de 1964 lançou o modelo 360 o primeiro que veio em diversos tamanhos e que era personalizado para muitas amplicações diferentes, funcionava com qualquer uma das versões e era também compativel a modelos anteriores de IBM. O sucesso deste modelo foi 370, que levou a empresa a dominar os mercados nacionais e internacional.

O enorme sucesso da IBM com computadores mainframe do tamanho de uma sala mais tarde determinou o seu declinio, e apostando no mercado dos supercomputadores, de alto desempenho nos 60, onde perdeu por completo tendência minicomputadores do qual foi pioneiro digital e ao usar de baixo custo e a usar uma giladeira para aplicações especializadas.

Em suma os primeiros computadores binàrios usavam vàlvulas eletrônicas que lhe permite realizar as operações básica de lógica binária. A válvula invetada em 1906 e com o mesmo projecto básico usado em aplicações de telefonia e de circuitos de primeira geração apresentavam algumas e grandes problemas, os da segunda geração (1959-1964) substituiram as válvulas por transitores que eram minisculas, sanduidade de conduzir corrente eletrica, enquanto que na terceira geração (1964-1972) os cicuitos integrados que tinham milhares de componentes eletricos em unico chip de computador e servia como o componente de processamento de memória. Os da quarta geração (1972 até o prsente, usam integração em alta escala, assim dezenas de milhares ou mesmo milhares de componente podem ser espremiados em um diminuto chip. O chip INTEL 4004 foi a base para o primeiro computadpr pessoal incluindo o ALTAIR, e também veio para as unidades de processamento de computadores mainframe que vieram em seguida. Os computadores pessoais são máquinas de quarta geração. Os da quinta geração desde 1979 até o presente, usam unidades multiplas de processamento capazes de trabalhar simultamente em modo paralelo em o ùnico problema de computação. Os computadores chamados supercomputadores , como o cray, sao màquinas de quinta geração.

Bibliografia

Cominicacao midia e tecnologia, STRAUBHAAR Joseph D

Arquitetura da Gestao de Sistema de Informacao 2 ed, VARAJAO, Joao Eduardo Quitelo

Tecnologia de Informacao: o que sao? Para que servem? 5 ed SOUSA, Sergio

Nenhum comentário:

Postar um comentário