Introdução
A Terceira Revolução Industrial também chamada de Revolução da Informação, iniciada no século XX foi caracterizada pelo surgimento de novos métodos e equipamentos para processar a informação e comunicar com recurso ao computador – chamados Tecnologias de Informação e Comunicação. Este termo serve para designar o conjunto de recursos tecnológicos e computacionais para geração e uso da informação e permitir a comunicação. As TIC´s estão fundamentadas nos seguintes componentes (Rezende, 2000 apud Beal):
· Hardware e seus dispositivos e periféricos;
· Software e seus recursos;
· Sistemas de telecomunicações; e
· Gestão de dados e informações.
Os principais eventos que marcaram a evolução das TIC´s nos últimos anos foram:
· Em 1946 John Macuhly e John Eckert desenvolvem primeiro computador electrónico;
· Em 1955 Narinder Kapany desenvolveu a fibra óptica;
· Em 1957 os sovieticos enviam o 1º satelite artificial, o Sputnik;
· Em 1974 surge o PC-Personal Computer ou Computador Pessoal;
· Em 1985 a Microsoft lança o Windows;
· Em 1989 159 mil computadores estão conectados à internet;
· Em 1990 entra em operação o telescópio Hubble;
· Em 1994 começam a ser vendidos produtos "transgênicos";
· Em 1997 ocorreu a primeira experiencia de clonagem, a da famosa ovelha Dolly;
· Em 1999 cerca de 56 milhões de computadores estão ligados à Internet no mundo inteiro;
· Em 2004 a comunicação wireless é empregue em aeroportos, universidades e outras instalações para acesso a Internet.
O principal benefício que a tecnologia da informação traz para as organizações é a sua capacidade de melhorar a qualidade e a disponibilidade de informações e conhecimentos importantes para a empresa, seus clientes e fornecedores. Os sistemas de informação mais modernos oferecem às empresas oportunidades sem precedentes para a melhoria dos processos internos e dos serviços prestados ao consumidor final, afirma Beal.
As TIC´s em Unidades de Informação
AS TIC´s têm criado grandes mudanças em quase todos os sectores de actividade da sociedade e como tal as unidades de informação não tem estado alheias as essas mudanças. O uso das TIC´s em unidades de informação tem se reflectido na eficácia das várias funções que estas desempenham – já que os computadores permitem localizar e verificar dados de forma mais rápida. Essa realidade é observada por Mangue, quando afirma que estas [máquinas/computadores] contribuem no desenvolvimento dos SRI [serviços de recuperação de informação], na medida em que:
· São responsáveis em grande medida pela recuperação da informação;
· Possibilitam a disponibilização de documentos digitais;
· Possibilitam o recurso ao correio electrónico;
· Possibilitam o acesso em linhas a bancos de dados;
· Facilitam a incorporação das normas biblioteconômicas e gestão modular das funções da biblioteca.
Alguns autores observam que as TIC´s, não só trouxeram benefícios para as unidades de informação como também para os próprios usuários, já que “o usuário, atraído pelas facilidades dos softwares de recuperação das bases de dados em CD-Rom [e on-line], passou a executar, com o auxílio do bibliotecário, as buscas antes feitas pelos bibliotecários” afirmam Nascimento e Burin (2006).
Um dos instrumentos das TIC´s que tem uma grande contribuição nas modernas unidades de informação é a internet. Segundo Macedo e Modesto (1999) apud Nascimento e Burin (2006) “a flexibilidade de interligação na ambiência da Internet possibilita facilidades de comunicação e acesso a variadas fontes de informação, tornando-a assim, um ambiente propício ao compartilhamento de ideias e conhecimento”. Assim, os profissionais da informação podem dispor da Internet e tê-la como forte aliada nos serviços de referência em suas unidades de informação, propiciando, de maneira mais rápida aos seus usuários, recursos actualizados e, muitas vezes, não disponíveis em outras fontes.
Morgi e Souto (2005:6), afirmam que com “a introdução das tecnologias de informação e comunicação as bibliotecas [unidades de informação] passaram a ter os seus serviços automatizados, serviços de referência à distância, obras digitalizadas, acesso a catálogos, à bases de dados on line, serviço de comutação com outras bibliotecas, etc. Os novos recursos da informática fizeram dessa biblioteca um lugar diferente daquele local percebido como depósito de livros no passado”, acrescentam os autores.
REFERÊNCIAS
BEAL, Adriana, Introdução à gestão de tecnologia da Informação, 2Beal Educação e Tecnologia, 2001.
BURIN, Camila Koerich; NASCIMENTO, Maria de Jesus, A presença da web nos serviços de referência em unidades de informação: revisão da literatura, Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v.11, n.1, p. 129-142, jan./jul., 2006.
mangue, Manuel Valente, Consolidação do Processo de Informatização em Sistemas de Bibliotecas Universitárias da África do Sul, Moçambique e Brasil, 2007, Tese (Doutor em Ciência da Informação) – PPGCI/UFMG, 2007.
MORIGI, Valdir José; Luzane Ruscher SOUTO, Entre o passado e o presente: As visões de biblioteca no mundo contemporâneo, Rev. ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, v.10, n.2, p. 189-206, jan./dez., 2005
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